55 11 2389-2777

Automação: prioridades são segurança e energia

Sistemas de monitoramento e de redução do consumo ganham destaque entre fabricantes e integradores

O conforto ainda é o principal atrativo de um sistema de automação residencial. Nos últimos meses, porém, outras duas vantagens dessa tecnologia vêm sendo mais valorizadas pelos usuários e também pelos integradores: segurança residencial e redução dos gastos com energia elétrica.

Especialmente nos grandes centros urbanos, soluções de segurança estão se tornando obrigatórias em sistemas de automação, inclusive os de baixo custo. No Exterior, pesquisas como esta indicam que boa parte das pessoas familiarizadas com automação dão prioridade a esse item. No Brasil, os principais fabricantes do setor já estão integrando a edifícios e casas pelo menos um sistema permanente de vigilância por vídeo.

É o caso da Bticino, do Grupo Legrand, que produz alarmes técnicos de uso residencial. “Agora, vamos atuar também com um pacote de soluções para centrais de monitoramento”, promete o coordenador de Marketing do grupo, Bruno Pereira.

Na área de controle de energia, outro item que tem forte apelo junto aos consumidores, a empresa estuda entrar no mercado de “tarifa branca”, alternativa ao sistema tarifário de energia convencional que oferecerá três patamares de cobrança, de acordo com os horários de consumo. Em 2013, serão feitos os primeiros testes pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), entrando em vigor em 2014.

Fabricantes e integradores de sistemas de automação residencial também adotaram as soluções ligadas a energia como carro-chefe para atrair os usuários. A Z-Wave, por exemplo, criou a linha Smart Energy, com dispositivos que medem o consumo de energia e apresentam os dados em diversas formas. A estratégia da empresa é vender a solução diretamente às construtoras, para ser embutida no custo dos imóveis. "Você pode até saber, na hora, quanto cada aparelho elétrico ou eletrônico da sua casa está consumindo", garante o diretor da empresa, Jean de Simone. 

Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital

Veja mais mídias:

Voltar para Mídias